quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Cada vez mais surge "modinhas". O que acha que isso mostra: que a juventade ta cada vez mais perdida, ou que por ter hoje em dia tudo tão fácil, as pessoas estão virando sedentárias idiotas?

Eu acho que é uma convergência social, um processo quase antropológico. É uma geração praticamente perdida. Principalmente pelo contexto sócio-econômico e tecnológico. A gente vive um momento onde a mídia não tem nenhum escrúpulo, e onde os jovens não têm nada pra fazer, nada pra pensar (até teria, mas tudo que é difícil não vale a pena, vivemos numa época imediatista). São cabeças vazias à mercê da propaganda. E quando me refiro à propaganda me refiro à todas as esferas onde ela está inserida nos dias de hoje, ou seja, em todas, ela é quase onipresente, se é que não o é realmente. E é um ciclo vicioso, e se torna cada vez mais difícil sair desse ciclo. E também entra a questão de valores. Vivemos numa sociedade extremamente, hoje mais do que nunca, baseada na estética, na aparência. Onde parecer ser/ter é muito mais importante do que ser. Onde a opinião alheia é fundamental, mas também muito vazia. Onde se valoriza o medíocre, o raso, o superficial. Se conhece cada vez menos de cada vez mais. Uma poluição cultural com poucos ou nenhum critério. 

Contudo, eu acredito e vejo isso como um processo da evolução social humana, uma transformação, e que com certeza vai nos levar a um outro lugar. Se esse lugar vai ser melhor ou pior não sei, mas sei que vai ser diferente.
Esses "sedentários idiotas" subjugados por modinhas são subprodutos do sistema em que vivemos, são meras peças. Tenho pena desse tipo de gente na real, por que percebo o quão limitadas e vazias elas são, o quão sem significado são suas vidas.

Enfim, esses são meus achismos... hehe

=)

2 comentários:

Diaiatah disse...

Engraçado eu ja pensei isso ha alguns anos.
Exatamente igual...
E a juventude era outra que nao essa que tu enxerga... Ate pque estamos longe em idade... Eu e tu.
MASSS...
Eu penso que os velhos jovens têm o mesmo problema...Alias ainda mais problema e alias de novo justamente pelo ser/ter que nunca deixou de existir. Inventaram e ficou. Simples e pronto assim...

Desculpe-me mas ja nao concordo contigo atualmente... Em varios aspectos... Primeiro pque nao vai haver transformação neste sentido... Eu ja fui o futuro do pais um dia enquanto criança, depois jovem e agora digo isso para outros que provavelmente farao o mesmo que eu na minha idade. Passar a bola... Nao sei o que tu fazes para geração que acreditou em ti... Eu, de mão na massa trabalho com os professores que chegam nos alunos e aí planto uma minima semente. Mas minima. Nao suficiente para acabar com o sedentarismo... Mas ha a pequena ao menos...

Atualmente já nao tenho tempo de criticar os jovens. Sao os adultos que me impressionam...

BEIJOS MOÇOILA!!

K. disse...

Entendo tua opinião, compartilho dela em alguns aspectos. Quero esclarecer, contudo, que a mudança e transformação a qual me refiro é mais ampla, por exemplo, 500 a 1000 anos... e não o tempo de uma geração ou duas, ou três...

Sim, o meu pensamento pode revelar muito mais sobre mim, do que sobre própria sociedade em absoluto.

No mais, sinceramente, não tenho pretensões de mudar o mundo. Não me sinto com uma carga de responsabilidade de fazer coisas pela geração que "acreditou" em mim, não vejo dessa forma.
Mas essa sou eu e longe de mim emitir achismos com pretensões de verdades. Foi-se o tempo em que eu discutia por pontos de vista, hoje eu quero mais é fazer com que os pontos de vista dialoguem entre si e germinem coisas melhores =)

valeu a leitura, sempre bom saber que cabeças pensantes como tu leem o blog!

beijos guria!

;)